Marmita: Vantagens, cuidados e como montar. Descubra agora!

Você já pensou em levar marmita para o trabalho? Por muito tempo esse hábito existiu e agora essa onda tem se tornado cada vez mais popular, principalmente entre as pessoas quem prezam por manter uma alimentação saudável.

Infelizmente, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam comendo em qualquer lugar. Elas não pesquisam a procedência das refeições, não avaliam se elas são nutritivas, e na maioria das vezes, acabam gastando muito comendo fora.

É por conta disso que comprar marmita tem se tornado um hábito de cada vez mais brasileiros. Além da economia, a alimentação trazida de casa é mais segura, uma vez que você sabe exatamente como é o seu preparo e quais ingredientes foram usados.

Existem, ainda, a opção da marmita fit. Ela traz alimentos saudáveis, que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável, mesmo tendo que se preocupar com várias tarefas do trabalho.

Ficou interessado no assunto e deseja saber mais a respeito das famosas marmitas? Então continue lendo esse post e descubra:

  • Principais vantagens da marmita;
  • Cuidados que se deve ter com marmitas quentes;
  • Como montar uma marmita do jeito certo;
  • Opções de marmita fit;
  • E muito mais!

Confira!

Vantagens das marmitas

Ter um conjunto de marmitas é extremamente vantajoso. Não se trata apenas de escolher o que você realmente quer comer, mas, de ter uma série de benefícios na sua alimentação. Confira abaixo alguns deles.

  1. Alimentação saudável

Chega de comer refeições que não são nada saudáveis. Com a marmita, você pode preparar os alimentos no dia de consumo, e, ainda, escolher itens que sejam mais nutritivos e frescos.

  1. Custo-benefício

Em média, uma refeição fora de casa custa R$ 15,00, isso em restaurantes mais populares. Ou seja, são R$ 300 a mais no seu orçamento. Levando a marmita de casa, você pode gastar um terço desse valor, apenas para comprar os produtos mais frescos, como verduras, legumes e frutas.

Ou seja, com a marmita preço é bem mais em conta.

  1. Ideais para quem tem restrição alimentar

Quem algum tipo de restrição alimentar sabe que é muito difícil achar lugares que sirvam opções dentro de suas restrições, e, que sejam gostosas. Por conta disso, trazer a comida de casa é o ideal.

Além de preparar alimentos que se adequem as suas necessidades, você tem a garantia de uma comidinha gostosa.

 Cuidados com marmita quente

Para preparar a marmita quente é essencial que você tome alguns cuidados. Desde a preparação de alimentos até a escolha de qual marmita comprar, tudo interfere na qualidade da refeição.

Para te ajudar, nós separamos algumas dicas simples.

  • Modelos de marmitas

Atualmente, é possível encontrar vários modelos de marmitas para armazenar os alimentos para levar ao trabalho. Contudo, o ideal é escolher os livres de Bisfenol A, e que podem ser aquecidos no micro-ondas.

  • Bolsa térmica

Se você não vai reaquecer os alimentos no trabalho, é muito importante guardar o recipiente dentro de uma bolsa térmica. Dessa maneira, a temperatura será conservada, e você poderá comer uma comida quentinha.

  • Higienização

Sempre lave as marmitas com água e sabão após a utilização. Quando chegar em casa, o ideal é colocá-las em um recipiente com água sanitária, para fazer uma limpeza mais profunda. Mas lembre-se de enxaguar bem depois.

  • Reaquecimento

Ao finalizar a preparação dos alimentos, espere eles esfriarem para só então colocá-los na marmita. Em seguida, leve-a diretamente para a geladeira. Quando for transportá-la, use uma bolsa térmica.

O reaquecimento só deve ser feito no momento do consumo. Ficar requentando a refeição várias vezes faz com que os nutrientes se percam, e que os alimentos fiquem secos.

  • Comprar

Se você não sabe onde comprar marmitas, a dica é ir em lojas ou acessar sites especializados nesses itens. Isso porque, a variedade e qualidade é infinitamente maior.

Esses objetos são comercializados em outros tipos de comércios. Contudo, muitos deles são “genéricos” e não irão atender as suas necessidades.

 Como montar a marmita do jeito correto

A montagem da marmita é muito importante. Isso porque, é essa organização que irá auxiliar que a sua refeição fique deliciosa, mesmo depois de requentada. Veja como montar a sua:

  1. Planeje as suas refeições

Para evitar cair na monotonia ou enjoar das refeições, é muito importante que você planeje o seu cardápio. O ideal, é combiná-lo junto com uma dieta. Dessa forma, você irá não só comer com qualidade, como, seguir hábitos saudáveis.

  1. Separe a salada da comida que precisa ser reaquecida

Sempre separe a salada. Ao aquecer legumes e verduras frescas, você acaba fazendo elas murcharem. O ideal, é escolher uma marmita com várias divisões. Assim você pode esquentar apenas a parte necessária.

  1. Trace um cronograma de preparação

Nem todo mundo consegue cozinhar suas refeições no mesmo dia. Por conta disso, o ideal é criar um cronograma para determinar em quais dias você irá cozinhar os alimentos.

Dessa maneira, você evita acabar sem marmita porque esqueceu de preparar os itens.

  1. Borrife um pouco de azeite de oliva ou água

Se tem uma coisa que desanima o almoço de qualquer um é aquela comida seca. Para evitar esse tipo de problema na hora de aquecer a marmita, o ideal é borrifar um pouco de azeite de oliva ou água em cima dos alimentos durante a montagem.

Isso irá ajudar que eles fiquem molhadinhos e suculentos mesmo depois de reaquecidos.

 Opções de marmita fit

Agora que você já sabe como montar a sua marmita, nós separamos algumas opões fit deliciosas e nutritivas para incluir no seu cardápio. Confira!!!

MARMITA FIT RAPIDANHA

Essa opção leva:

  • Filé de peito de frango grelhado;
  • Arroz integral;
  • Saladinha de tomate e cenoura

Essa opção é para quem não tem muito tempo para preparar a marmita, mas, que também não quer deixar de lado a alimentação saudável.

MARMITA FIT VEGANA

Para os veganos a dica é incluir:

  • Arroz com grãos;
  • Lasanha de berinjela com queijo de soja;
  • Salada de repolho com acelga

A grande estrela dessa alternativa é a lasanha. Ela nem parece que é feita de berinjela de tão deliciosa.

MARMITA QUE NEM PARECE MAMITA

Essa dica é para quem não dispensa uma refeição mais a lá “fastfood”

  • Hambúrguer fit;
  • Chips de batata-doce
  • Saladinha de alface com tomate.

Com toda a certeza essa refeição é mais gosta e deliciosa do que os hambúrgueres de fastfood.

Agora que você já sabe tudo sobre marmita, chega de ter uma alimentação ruim. Coloque a mão na massa e comece hoje mesmo a sua mudança de cardápio. Você verá que os resultados serão surpreendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *